Quanto o cabelo cresce por mês?

O quanto o cabelo cresce depende da sua herança genética. Mas a boa notícia é que os fios crescem por toda a vida

Publicado em 7 dez 2018, 15:12

Você já se perguntou se é possível saber quanto o cabelo cresce por mês? “Na média mundial, pode-se falar em 1,2 cm, mas cada pessoa tem a própria velocidade”, afirma o médico Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. Segundo o especialista, a herança genética é o fator preponderante para o crescimento dos fios.

Leia mais:

Como fazer o cabelo crescer

Diferença entre mulheres e homens

Os hormônios sexuais também têm intensa relação com o processo, o que faz com que, em geral, o cabelo feminino cresça mais do que o masculino.

Em função das significativas alterações hormonais que sofre ao longo da vida, a mulher vê seu potencial de crescimento ser afetado em certas fases. A gestação é uma delas.

Nessa etapa, segundo Bedin, os hormônios masculinos praticamente desaparecem do corpo da futura mãe (sim, as mulheres têm essas substâncias), fazendo com que o cabelo tenda a crescer mais.

O jogo vira de três a quatro meses após o parto, quando o eflúvio telógeno pode atingir 50% das mães. O fenômeno se traduz em uma queda acentuada, que, em geral, cessa sem precisar de nenhuma intervenção.
Na menopausa, a interrupção da produção dos hormônios femininos faz com que a velocidade de crescimento do cabelo também se reduza.

Procedimentos químicos

Ao contrário do que diz o senso comum, procedimentos químicos – como coloração, escova progressiva, entre outros – não têm nenhuma relação com quanto o cabelo cresce. “Eles podem fazer com que os fios quebrem, mas não interferem no crescimento propriamente dito. É mais um problema mecânico que ocorre, fazendo com que o cabelo fique mais frágil”, afirma Valcinir Bedin.

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas