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Natura adere aos princípios de empoderamento feminino da ONU

O documento firmado com a ONU Mulheres e o Pacto Global reforça nosso compromisso com a equidade de gênero

Publicado em 17 set 2018, 18:09

Somos parte do grupo de empresas ao redor do mundo que assinou a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), promovidos pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e pelo Pacto Global das Nações Unidas.

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Para garantir que o percentual seja alcançado, os processos de seleção e promoção foram revistos de modo que toda triagem para cargos de liderança sempre tenha ao menos uma mulher entre os candidatos finalistas. A equidade salarial entre gêneros também é uma meta assumida pela empresa.

Na Natura, estabelecemos compromissos públicos para o empoderamento feminino, chancelados pela alta liderança da empresa. Isso é fundamental para que a cultura corporativa avance no tema e assegure que as políticas da empresa sejam sensíveis às questões de gênero”, diz Fatima Rossetto, diretora de desenvolvimento e educação da companhia.

Somos uma das poucas empresas brasileiras a publicar uma série de indicadores segmentados por gênero, como dados sobre o número de colaboradores homens e mulheres, divididos por nível hierárquico, bem como a proporção dos salários das mulheres em relação aos homens, por categoria funcional.

Para as mulheres que desejam ser mães, temos uma série de iniciativas que buscam facilitar sua adaptação ao local de trabalho e a conciliação de sua vida particular com a profissional. Há 25 anos, oferecemos vaga no berçário para filhos de colaboradoras, em parceria com a Ceduc. Crianças de até 3 anos são acolhidas no espaço, onde recebem todo o cuidado necessário e participam de atividades educativas. Além disso, também oferecemos licença-maternidade estendida, de 6 meses, prática adotada hoje por somente 10% das empresas brasileiras, segundo dados da Receita Federal.

Somos líder no setor de venda direta no Brasil. Somamos hoje mais de 1,9 milhão de Consultoras de Beleza em oito países. Cerca de 97% delas são do sexo feminino e, ao comercializar os produtos e serviços da marca, essas mulheres geram uma importante renda para a família. O rendimento das Consultoras de Beleza Natura é um importante fator de autonomia e autoestima para elas, ampliando sua voz na sociedade. Como parte dessa parceria, elas recebem treinamentos e desenvolvem suas habilidades de relacionamento e empreendedorismo.

Princípios de Empoderamento das Mulheres

  1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros.
  2. Tratar todos os homens e todas as mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
  3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
  4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres.
  6. Promover a igualdade por meio de iniciativas comunitárias e de defesa.
  7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros.