Como montar uma maleta de maquiagem: 10 itens essenciais

Os dez produtos fundamentais e como escolher e tirar o melhor proveito de cada um

Publicado em 8 mai 2018, 14:05

Ama se maquiar, mas se sente perdida diante da infinidade de produtos que existem no mercado? Para montar uma maleta de maquiagem funcional e versátil, é preciso investir em itens de qualidade e variados. Assim você consegue produzir tanto um visual básico quanto um mais elaborado.

Leia também:

Pincel de maquiagem: entenda para que servem os diferentes tipos

Como escolher a base ideal para cada tipo de pele

Como tirar a maquiagem corretamente de 3 formas diferentes

A seguir, confira os produtos que você não pode deixar de ter na sua maleta.


1. Base

A base é o item que vai começar a dar forma na maquiagem, deixando a pele uniforme e preparando-a para receber os outros produtos.

Dica: antes de comprar, teste o produto nas bochechas e no maxilar. 

2. Pó

O pó vai auxiliar a base na preparação da pele, suavizando e tornando o visual mais natural. Além disso, pode ser usado como contorno na hora de redesenhar os traços que a base unifica, marcando mais o rosto.

Dica: para contorno, use tons de pó acima do da sua pele.

3. Corretivo

Aliado dos itens que acabamos de falar, o corretivo é aquele produto que te ajuda a eliminar as olheiras ou outras marcas da pele.

Dica: além de ficar atenta se o tom do produto harmoniza com o da sua pele, use-o apenas nas áreas necessárias.

4. Blush

O blush tem o papel de dar aquela ar saudável para a pele. O produto pode variar dos tons mais rosados, passando pelo coral e até os mais dourados. Escolha aquele que mais te agradar.

5. Iluminador

Lembra que comentamos do contorno para marcar o rosto e redesenhar os traços? O iluminador serve de apoio para, como o próprio nome sugere, iluminar algumas áreas da face, deixando-as em destaque.

Dica: use apenas nos pontos necessários, para não acabar com o rosto brilhante demais.

6. Sombra

Em embalagens com uma única cor ou com várias, escolha de acordo com o efeito que deseja alcançar, mais discreto ou marcante.

7. Máscara para cílios

Item fundamental na maleta de maquiagem, pode dar volume, forma e cor para os cílios, realçando o olhar.

8. Pincéis para maquiagem

Um bom pincel facilita tanto na aplicação quanto no acabamento do make. A escolha do tipo tem de ser feita de acordo com o produto a ser utilizado.

9. Lápis para os olhos

O lápis é um produto versátil na hora de definir o olhar. Pode ser usado na linha d’água, contornando todo o olhar por dentro e como delineador, com traçado externo na pálpebra.

Dica: alguns produtos têm uma espécie de esponja em uma das extremidades para esfumar, agregando duas funções e facilitando na hora da finalização.

10. Batom

Existem diversas cores e texturas, e o exercício é escolher aquele que te faça se sentir mais linda. Tem matte, líquido, balm, hidratante, cremoso, metálico...

Conheça os produtos