Como finalizar o cabelo oleoso

Finalizar o cabelo oleoso sem deixá-lo pesado é um desafio e tanto. Nós ajudamos você a encontrar o equilíbrio para conquistar o acabamento que desejar

Publicado em 29 jun 2018, 17:06

Com excesso de óleo principalmente na raiz, o cabelo oleoso precisa de cuidados especiais para não ficar ainda mais oleoso depois de seco. Entenda quais processos e tratamentos vão ajudar a controlar o problema sem ressecar.

Leia também:

Como tirar a oleosidade do cabelo de uma vez por todas

Cabelo ralo e fino: veja 7 dicas para nutrir e dar volume

Cabelo quebrado: saiba como fortalecer os fios

Como secar os fios oleosos?

Antes de ligar o secador, tire o excesso de água com a toalha, sem esfregá-la, apenas pressionando, para não causar frizz. Em seguida, aplique um protetor capilar para preservar os fios da agressão do ar quente. O Creme Pré-Escova Liso e Solto, de Plant, pode ser usado por quem tem cabelo liso ou passou por alisamento. Outra opção é o Óleo Fortalecedor Patauá, de Ekos, que é indicado para cabelo fino. Mas cuidado: aplique pouca quantidade e apenas no comprimento, para não deixar o cabelo mais oleoso.

Mesmo com essa proteção, escolha um jato morno e não o direcione para a raiz. Seque bem, já que fungos podem aparecer e entupir os poros do couro cabeludo, fazendo com que haja mais produção de óleo. Depois de secos, vale ativar a função fria do secador, já que ela ajuda a selar os fios e diminuir o frizz. 

Como finalizar?

Com esse tipo de cabelo, não dá para faltar nem exagerar na hidratação. Se falta, o cabelo entende que precisa produzir muito mais óleo e há o efeito rebote. Se há excesso, os poros entopem. É preciso encontrar um equilíbrio.

O ideal é que os finalizadores sejam leves, bem líquidos, para dar leveza ao cabelo. Para quem quer controle do volume, o Elixir Nutrição e Brilho, de Plant, é uma boa opção. Ele pode ser usado nos fios molhados ou depois de secos. Uma ou duas gotinhas devem bastar, para não deixar os fios "melados" demais. 

Já para aquelas que procuram definição e volume, o ideal são os sprays com conteúdo fluido. Eles não deixam os fios pesados e funcionam melhor quando amassamos as madeixas de baixo para cima. Para isso, você pode usar o Spray Reativador Umidificador Curvas Envolventes, de Plant, que também pode ser aplicado com os fios molhados ou secos.

Conheça os produtos