Cronograma capilar: o que é e como seguir


Entenda como fazer o cronograma capilar, essa agenda de tratamentos completa que envolve cuidados e atenção personalizados de acordo com as necessidades dos fios

Publicado em 29 mai 2018, 22:05

Já ouviu falar de cronograma capilar? Nada mais é do que um tratamento focado totalmente nos seus fios e nas suas necessidades, ou seja: uma programação de cuidados específica para o que seu cabelo precisa naquele momento. 

Leia também:

7 dicas para lavar o cabelo corretamente

Conheça o big chop e por que optar por ele

Cabelo curto feminino: 5 razões para se apaixonar

Em geral, o processo tem duração de um mês e conta com três etapas que variam de acordo com o que o momento - e a cabeleira - pedem: hidratação, nutrição e reconstrução. Se seus fios estiverem muito porosos, vão precisar de mais etapas de reconstrução, por exemplo. Se estiverem apenas ressecados, inclua mais processos de hidratação.

Antes de definir o seu, que tal conhecer um pouco de cada etapa e resolução? 

Hidratação

O foco dessa etapa é devolver a água aos fios. Se seu cabelo está com aspecto áspero, ressecado e sem brilho, precisa ser hidratado. Uma máscara que supra as necessidades do fio, devolvendo água, brilho e maciez é a mais adequada para essa etapa.

A Máscara Express Cachos Modelados, de Sou, é ideal para esse momento. Com ingredientes voltados especialmente para hidratar os fios, ela é prática e rápida de usar.

Nutrição

Se os fios estão ásperos, secos, sem definição e brilho, provavelmente precisam de nutrição. Responsável por repor a oleosidade natural dos fios, a etapa também chamada de umectação traz inúmeros resultados e benefícios, inclusive cachos mais definidos. Aposte em máscaras à base de óleos puros e vegetais. A Máscara Intensiva Modeladora Curvas Envolventes, de Plant, tem óleo de macadâmia na composição, nutrindo e modelando seus cachos.

Outra dica é finalizar as pontas com o Óleo Nutrição e Brilho, de Plant, um complexo de óleos nutritivos de noz-pecã, macadâmia e gergelim que traz brilho, hidratação profunda e nutrição para seus fios com muito cuidado e um perfume incrível.

Reconstrução

Nessa etapa, o intuito é devolver a massa para os fios, quando eles estão finos, frágeis, com pontas duplas ou elásticos. Experimente a Máscara Intensa Hidratação Reparadora, de Plant, com fórmula composta pelo exclusivo biominoácido de quinoa, fonte de proteínas que recuperam o interior dos fios e agem na parte externa da fibra. Para um tratamento ainda mais potente e forte, conte com a Ampola Multibenefício de Reparação Capilar, da mesma linha, que entrega dez benefícios para os fios em apenas um minuto, penetrando no interior da fibra capilar.

Como fazer o cronograma capilar passo a passo

1º passo: conheça seu cabelo

Antes de definir seu cronograma capilar, entenda o que seu cabelo está pedindo. Fios ásperos, ressecados e sem movimento precisam de mais etapas de hidratação. Aqueles que embaraçam demais e sofrem com o frizz e falta de brilho, vão precisar de mais nutrição. E o cabelo que passou por alguma agressão química recentemente e está quebradiço, poroso ou com falta de densidade precisará intensificar a reconstrução.

2º passo: defina uma agenda mensal de tratamento

Cada tipo de tratamento vai complementar o outro. O ideal é sempre começar pela hidratação e ter mais etapas do tipo de tratamento que seu cabelo mais precisa. Apenas na etapa de reconstrução, é necessário mais cautela. O cabelo que está pouco danificado deve passar por ela apenas uma vez por mês. Fios profundamente fragilizados podem recebê-la a cada 15 dias no máximo. Mais do que isso fará com que o cabelo fique enrijecido e a consequência pode ser a quebra - problema que o tratamento busca combater.

Cronograma capilar para cabelo sem brilho

Veja um exemplo de um cronograma capilar básico para cabelo que precisa de mais hidratação. É fundamental dar um intervalo de pelo menos 48 horas para cada tratamento, para que os ativos não se misturem nos fios:

Cronograma capilar: o que é e como seguir?

Cronograma capilar para cabelo ressecado

Quando os fios ficam com aparência seca, embaraçando com facilidade e os cachos estão sem definição, é preciso investir na nutrição.

A seguir, veja um exemplo de um cronograma capilar para fios que estejam precisando de mais nutrição:

Cronograma capilar: o que é e como seguir?

Cronograma capilar para cabelo danificado

Depois de procedimentos químicos agressivos, como descoloração e alisamento, os fios precisam de reconstrução para repor a massa perdida nos tratamentos. Veja nosso exemplo de cronograma capilar:

Cronograma capilar: o que é e como seguir?

Dicas para fazer cronograma capilar caseiro

Depois de montar e seguir o cronograma que mais atende às suas necessidades capilares, a dica é prestar atenção e não pesar na mão: ao ter os pontos melhorados, volte para seus cuidados diários, retornando ao cronograma apenas quando novas carências surgirem.

  • Não exagere na quantidade de produto. Pode parecer uma solução mais rápida para recuperar o cabelo ressecado, mas os fios só conseguem absorver os produtos até um limite. Além disso, o excesso pode levar ao efeito rebote.
  • Respeite sempre o intervalo de 48 horas entre os tratamentos. Se você lava o cabelo todos os dias, intercale os dias de hidratação, nutrição ou reconstrução com a lavagem simples, com shampoo e condicionador.
  • Ficou na dúvida do estado dos seus fios? Comece pelo cronograma capilar clássico. Ele conta com etapas bem divididas e você poderá analisar melhor os resultados, percebendo a real necessidade de cada uma.

Conheça os produtos