Encontre por

Cronograma capilar: o que é e como seguir


ENTENDA COMO FAZER O CRONOGRAMA CAPILAR E SEGUIR ESSES TRATAMENTOS QUE ENVOLVEM CUIDADOS E ATENÇÃO PERSONALIZADOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DOS FIOS

Publicado em 29 mai 2018, 22:05

Já ouviu falar de cronograma capilar? Ele nada mais é do que um tratamento focado totalmente nos seus fios e nas suas necessidades, ou seja: uma programação de cuidados específica para o que seu cabelo precisa naquele momento.

Leia também:

7 dicas para lavar o cabelo corretamente

Conheça o big chop e por que optar por ele

Cabelo curto feminino: 5 razões para se apaixonar

Em geral, o processo tem duração de um mês e conta com três etapas que variam de acordo com o que o momento - e a cabeleira - pedem: hidratação, nutrição e reconstrução. Se seus fios estiverem muito porosos, por exemplo, vão precisar de mais etapas de reconstrução. Se estiverem apenas ressecados, será preciso incluir mais processos de hidratação.

Antes de definir o seu, que tal conhecer um pouco de cada etapa e resolução? Assim você pode ter certeza que está seguindo o cronograma capilar ideal para o seu tipo de cabelo. Confira!

As 3 etapas do cronograma capilar

Entenda tudo sobre cada etapa do cronograma para ver qual tratamento será preciso adotar para cuidar das suas madeixas:

1. Hidratação

O foco dessa etapa é devolver a água aos fios. Se seu cabelo está com aspecto áspero, ressecado e sem brilho, precisa ser hidratado. Uma máscara que supra as necessidades do fio, devolvendo água, brilho e maciez é a mais adequada para essa etapa.

Uma ótima opção é a Máscara Express Cachos Modelados, de Sou. Ideal para esse momento e com ingredientes voltados especialmente para hidratar os fios, ela é prática e rápida de usar.

2. Nutrição

Se os fios estão ásperos, secos, sem brilho e, principalmente, sem definição, eles provavelmente precisam de nutrição. Responsável por repor a oleosidade natural dos fios, a etapa também chamada de umectação traz inúmeros resultados e benefícios, inclusive cachos mais definidos.

Para essa etapa, é legal apostar em máscaras à base de óleos puros e vegetais. A Máscara Intensiva Modeladora Curvas Envolventes, de Plant, tem óleo de macadâmia na composição, nutrindo e modelando seus cachos. Perfeita, não é mesmo?

Outra dica é finalizar as pontas com o Óleo Nutrição e Brilho, de Plant, um complexo de óleos nutritivos de noz-pecã, macadâmia e gergelim que traz brilho, hidratação profunda e nutrição para seus fios com muito cuidado e um perfume incrível.

3. Reconstrução

Nessa etapa, o intuito é devolver a massa para os fios quando eles estão finos, frágeis, com pontas duplas ou elásticos. Para ajudar a resolver esse problema, experimente a Máscara Intensa Hidratação Reparadora Plant, com fórmula composta pelo exclusivo biominoácido de quinoa, fonte de proteínas que recuperam o interior dos fios e agem na parte externa da fibra.

Para um tratamento ainda mais potente e forte, conte com a Ampola Multibenefício de Reparação Capilar, da mesma linha, que entrega dez benefícios para os fios em apenas um minuto, penetrando no interior da fibra capilar.

Como fazer o cronograma capilar

Agora que você já se familiarizou com as etapas do cronograma capilar, é hora de conhecer dois passos essenciais para ter sucesso neste tratamento que irá salvar os seus fios! Veja:

1º passo: conheça seu cabelo

Antes de definir seu cronograma capilar, entenda o que seu cabelo está pedindo. Fios ásperos, ressecados e sem movimento precisam de mais etapas de hidratação. 

Já aqueles que embaraçam demais e sofrem com o frizz e falta de brilho, vão precisar de mais nutrição. E o cabelo que passou por alguma agressão química recentemente e está quebradiço, poroso ou com falta de densidade precisará intensificar a reconstrução.

2º passo: defina uma agenda mensal de tratamento

Cada tipo de tratamento vai complementar o outro. O ideal é sempre começar pela hidratação e ter mais etapas do tipo de tratamento que seu cabelo mais precisa. Mas lembre-se: na etapa de reconstrução, é necessário mais cautela. O cabelo que está pouco danificado deve passar por ela apenas uma vez por mês. 

Já fios profundamente fragilizados podem recebê-la a cada 15 dias no máximo. Mais do que isso fará com que o cabelo fique enrijecido e a consequência pode ser a quebra dos fios - problema que o tratamento busca combater.

Cronograma capilar: conheça as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução

Cronograma capilar para cabelo sem brilho

Veja um exemplo abaixo de um cronograma capilar básico para cabelo que precisa de mais hidratação:

Cronograma capilar para cabelo sem brilho: o que é e como seguir?

Nesse caso, é fundamental dar um intervalo de pelo menos 48 horas para cada tratamento, para que os ativos não se misturem nos fios.

Cronograma capilar para cabelo ressecado

Quando os fios ficam com aparência seca, embaraçando com facilidade e os cachos estão sem definição, é preciso investir na nutrição. A seguir, veja um exemplo de um cronograma capilar para fios que estejam precisando de mais nutrição:

Cronograma capilar cabelo ressecado: o que é e como seguir?

Seguindo esse cronograma, você começará a observar os resultados em pouco tempo de tratamento. Portanto, programe-se e volte a perceber seus fios soltos, definidos e com brilho por um período muito maior.

Cronograma capilar para cabelo danificado

Depois de procedimentos químicos agressivos, como descoloração e alisamento, os fios precisam de reconstrução para repor a massa perdida nos tratamentos. Veja nosso exemplo de cronograma capilar para esse caso:

Cronograma capilar: o que é e como seguir?

Dicas para fazer cronograma capilar caseiro

Depois de montar e seguir o cronograma que mais atende às suas necessidades capilares, a dica é prestar atenção e não pesar na mão: ao ter os pontos melhorados, volte para seus cuidados diários, retornando ao cronograma apenas quando novas carências surgirem. Além disso, veja algumas outras dicas que separamos para você que irá se aventurar nesse processo:

  • Não exagere na quantidade de produto. Pode parecer uma solução mais rápida para recuperar o cabelo ressecado, mas os fios só conseguem absorver os produtos até um limite. Além disso, o excesso pode levar ao efeito rebote.
     
  • Respeite sempre o intervalo de 48 horas entre os tratamentos. Se você lava o cabelo todos os dias, intercale os dias de hidratação, nutrição ou reconstrução com a lavagem simples, com shampoo e condicionador.
     
  • Ficou na dúvida do estado dos seus fios? Comece pelo cronograma capilar clássico. Ele conta com etapas bem divididas e você poderá analisar melhor os resultados, percebendo a real necessidade de cada uma.

Investir em um bom cronograma capilar é essencial se os seus fios estiverem passando por mau bocados. O melhor de tudo é a facilidade que esses tratamentos proporcionam para o nosso dia-a-dia, podendo até mesmo fazer sem sair de casa. 

E então, pronta para recuperar seus fios e deixá-los do seu jeitinho? Se você gostou das nossas dicas, acompanhe o Blog e receba muitas outras! 

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas

Conheça os produtos

R$ 27,80R$ 27,80