Encontre por

Guia completo para cabelo ondulado

O especialista em cabelos da Natura Guilherme Cassolari dá dicas para o cuidado completo dos fios ondulados

Publicado em 19 set 2018, 18:09

cabelo ondulado exibe curvas com movimento, envolve e, ao mesmo tempo, promove a sensação de que os fios nunca estão iguais, o que dá possibilidade para looks variados com o mesmo corte.

Leia também:

Como finalizar cabelos ondulado e cacheado em 4 passos

Qual é seu tipo de cabelo? Entenda a classificação dos fios

Ondulado perfeito em 6 passos

Há quem diga que as ondas dão trabalho, armam e que é difícil de domá-las. Mas é só usar os produtos certos da maneira correta para conseguir um ondulado bem modelado, hidratado e cheio de brilho.

Como? Basta seguir as dicas do especialista em cabelos da Natura Guilherme Cassolari, que desvenda todos os segredos para ondas perfeitas neste guia.

Como lavar cabelo ondulado do jeito certo

Os cuidados com o cabelo ondulado começam na lavagem, que deve ser feita dia sim, dia não, para garantir que o cabelo esteja tratado e, assim, fácil de modelar.

Os produtos devem ser sempre específicos para cabelo ondulado, tanto o shampoo quanto o condicionador. A linha Curvas Envolventes, de Plant, é uma boa opção.

Shampoo e Condicionador Curvas Envolventes, de Plant

É muito importante também ter atenção na maneira como é feita a lavagem. Certifique-se de que está esfregando bem o couro cabeludo e enxaguando completamente os produtos para não deixar resíduos. E não se esqueça: temperatura da água morna sempre!

Dica do especialista

Se o cabelo for tingido, alterne o shampoo para ondulado e cacheado com um shampoo de reparação para cabelo tingido ou quimicamente tratado. E faça hidratação a cada dez dias. Um problema comum do cabelo ondulado é a raiz oleosa e as pontas secas. Para evitá-las, lave com shampoo neutro – o Shampoo Controle de Oleosidade, de Plant, é uma boa opção – e use uma máscara para devolver maciez aos fios."

Shampoo Controle de Oleosidade, de Plant

Como hidratar cabelo ondulado

Uma das queixas mais comuns de quem é ondulada é a facilidade que os fios armam. O problema não é só o volume, mas a falta de definição e também o frizz que vem de brinde. Para solucionar isso é essencial realizar hidratações periódicas nos fios. Você pode seguir um cronograma capilar para ajudar a manter o cuidado em dia!

O cronograma inclui três etapas de tratamento: hidratação, nutrição (ou umectação) e reconstrução. De acordo com a necessidade do fio - se ele está quebradiço, opaco, áspero, frágil etc - escolhe-se a etapa. A cada lavagem você inclui uma hidratação diferente, respeitando o espaço mínimo de 48 horas entre elas e também o estado do fio. O excesso de produto pode causar mais prejuízo do que revitalizar os fios, viu?

Dica do especialista

Você pode usar tanto a máscara quanto a ampola, até mesmo alternando os dois produtos. Lembrando que a máscara é um pouco mais leve. A ampola faz um tratamento de choque."

Para ajudar ainda mais, invista nas Cápsulas Capilares Fortificantes. Elas são feitas com silicone A+B, que dá força, brilho e reduz o frizz.

Cápsulas Capilares Fortificantes, de Plant

Como finalizar cabelo ondulado

Assim como cabelo crespo e cacheado, os fios ondulados precisam de produtos que potencializem a definição das ondas, mantenham o volume sob controle (se você quiser, claro!) e diminuam o frizz.

Dica do especialista

Quando o assunto é leave-in para cabelo ondulado, experimente o Duo Creme Para Pentear Ativador e Modelador Curvas Envolventes, de Plant: um creme para pentear que combina duas texturas, mantendo as ondas modeladas por até 24 horas. É uma excelente opção! Aposte e aproveite os resultados."

Duo Creme para Pentear Ativador e Modelador de Cachos Curvas Envolventes, de Plant

No entanto, na hora de encontrar o creme perfeito, procure os mais indicados para seu tipo de fio. Normalmente o cabelo cacheado é do tipo 2, podendo ser 2A, 2B ou 2C - as letras marcam as ondas das menos para as mais proeminentes. Alguns produtos e exagerar na quantidade podem deixar as ondas com aspecto pesado e ensebado. E nós não queremos isso, certo?

O melhor momento para a finalização é após o banho, enquanto seu cabelo ainda está úmido, mas não encharcado. Espalhe bem o creme no comprimento dos fios, mantendo distância da raiz, e faça uma fitagem básica com os dedos, penteando o cabelo de modo a soltar as ondas (ou "fitas", daí o nome). Usando uma camiseta de algodão ou somente as mãos, aperte os fios de baixo para cima como se amassasse eles. Evite ficar passando a mão no cabelo para não destruir as ondas e deixe secar naturalmente.

Cuidado com o secador

Depois de lavar os fios, se quiser, penteie o cabelo com pente largo, de madeira ou de plástico. O importante é que os dentes sejam largos para modelar bem as ondas.

E é aí que entra a dúvida cruel: usar ou não o secador? O melhor é não usar. Procure deixar o cabelo secar naturalmente e, depois, aplique um reparador de pontas para devolver o brilho.

Mas se você não curte sair de cabelo molhado por aí – nem tem tempo para esperá-lo secar em casa –, use o secador com um difusor, sempre depois de aplicar um protetor térmico, que pode ser um leave-in.

O ideal é secar de baixo para cima, que ajuda a modelar melhor as ondas. Coloque o difusor na temperatura e velocidade médias, de baixo para cima e sem encostar na raiz.

Passo a passo para cuidar do cabelo ondulado

1. Escolha os produtos indicados para seu tipo de cabelo. Se ele tiver mais de um tipo de necessidade, invista em duplas de shampoo e condicionador que cumpram as diferentes funções (como raiz oleosa e comprimento seco).

2. Mantenha um intervalo mínimo de 48 horas entre as lavagens. Lavar pouco pode deixá-lo mais oleoso e em excesso pode causar até queda de cabelo.

3. Não tome banho com água muito quente. Resseca a pele e danifica a estrutura dos fios.

4. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos pelo menos uma vez por semana. Isso ativa a circulação e promove uma limpeza homogênea sem agredir os fios.

5. Mantenha o hábito de realizar hidratações periódicas para facilitar os cuidados com cabelo ondulado. Monte um cronograma capilar de acordo com o estado dos fios, incluindo hidratação, nutrição e reconstrução.

6. Prefira produtos finalizadores - como cremes para pentear e ativadores de cachos - que sejam indicados para seu tipo de cacho. O ondulado é normalmente um tipo 2, por isso é melhor cremes que não pesem nos fios e diminuam as ondas.

7. Se você for usar o secador, sempre proteja o cabelo com um protetor térmico. O difusor ajuda a secar e a modelar mais os cachos.

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas

Conheça os produtos

R$ 29,80R$ 29,80