Hidratação para cabelo: passo a passo para fazer em casa

Com a técnica e os produtos certos, você conquista fios iguais aos do salão

Publicado em 3 dez 2018, 21:12

Você sabe que a hidratação para cabelo é uma etapa fundamental do cuidado com os fios. Mas com tantas opções de produtos no mercado fica difícil saber qual é o melhor para seu tipo de cabelo, não é? Além disso, as classificações dos tipos de hidratação pelo cronograma capilar (hidratação, umectação ou nutrição e reconstrução) nos fazem questionar qual o papel dessa etapa.

Leia também:

Cronograma capilar: o que é e como seguir

Reestruturação capilar: conheça o produto certo para tratar dos seus fios

5 hábitos comuns que danificam o cabelo

"A hidratação capilar é feita com produtos que vão repor a água aos fios, deixando-os mais macios e maleáveis, tirando o aspecto ressecado", diz a dermatologista Sábata Reis. Esse cuidado traz a oleosidade natural para todo o comprimento do cabelo, mandando para longe a opacidade. "É importante saber qual é seu tipo de cabelo para fazer a hidratação com produtos adequados", complementa Sábata. Veja nossas dicas para realizar uma hidratação para cabelo passo a passo em casa e com efeito de salão.

Como saber se seu cabelo precisa de hidratação

O mais indicado é, certamente, visitar um especialista para que ele determine o estado dos fios. Por outro lado, se você notar aspecto áspero, opaco, ressecado ou que o cabelo embaraça facilmente, é hora de hidratar.

Nos rótulos dos produtos, é possível encontrar a indicação de uso de cada, o que é um bom início para quem não mantém uma rotina de hidratação. Como a frequência depende da necessidade capilar individual - que pode ser semanal, quinzenal ou mensal -, o importante é focar no intervalo entre uma hidratação e outra. Respeite pelo menos o intervalo de 24 horas para lavar os fios novamente e, se você seguir um cronograma capilar, no mínimo 48 horas antes de um novo tratamento. "O risco é de pesar os fios, tornando-os opacos e pesados, bem como de aumentar as chances de desenvolver dermatite do couro cabeludo", alerta a dermatologista Gabriela Cunha Capareli.

Antes da hidratação para cabelo

Um dos passos mais importantes de uma boa hidratação para cabelo em casa é realizar a lavagem correta dos fios. Pode parecer muito simples o processo de shampoo e condicionador, mas é o princípio da hidratação capilar de sucesso.

1. Use um shampoo antirresíduos

Quando for hidratar os fios, invista em um shampoo antirresíduos, como o Shampoo Limpeza Profunda, de Plant. "Recomenda-se uma limpeza profunda antes da hidratação do cabelo para a abertura da fibra capilar, melhorando a absorção dos ativos", explica Gabriela.

Quem tem cabelo oleoso ganha com esse tipo de shampoo, mas que deve ser usado intercalado com outro tipo. Como abre a fibra capilar, ele pode ressecar demais o cabelo.

Dica: Aproveite a hora de lavar os fios para massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, sem esfregar nem usar as unhas. Esse movimento estimula a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento saudável dos fios.

2. Controle a temperatura da água

Apesar de o banho quente ser delicioso (e relaxante), é melhor evitar as altas temperaturas. A hidratação para cabelo perfeita não usa água mais do que morna. "Enxaguar com água fria ajuda na selagem dos fios, deixando-os mais macios e com brilho", ensina Gabriela. E esse cuidado vale não só para seus fios como para a pele, viu?

3. Escolha os produtos certos para seu tipo de cabelo

Um dos erros mais comuns nos cuidados com os fios é escolher shampoo e condicionador que não são adequados. Isso vale para a lavagem e para a hidratação, pois a indicação de cada produto faz toda a diferença!

4. Deixe o condicionador para depois da máscara de hidratação

Ao contrário do que muita gente pensa, o condicionador é importantíssimo na hidratação para cabelo. "Os dois produtos são complementares, um não substitui o outro. A máscara age na profundidade, conduzindo nutrientes para dentro do fio, enquanto o condicionador cuida da hidratação externamente e sela as cutículas", diz Gabriela.

5. Retire o excesso de umidade depois de lavar e antes da máscara

"É interessante aplicar a máscara com o cabelo úmido para não diluir o produto, o que acaba acontecendo quando os fios estão muito molhados", ensina a dermatologista Sábata Reis. Após lavá-los com shampoo, retire a umidade com uma toalha, mas não esfregue!

Hidratação para cabelo: passo a passo

Escolha a máscara de hidratação dependendo da necessidade do seu fio. Por exemplo: se você tem cabelo cacheado ou crespo, vá de Máscara Intensiva Modeladora Curvas Envolventes, de Plant; para uma hidratação profunda, experimente a Máscara Intensa Hidratação Reparadora, também de Plant.

Passo 1: como aplicar a máscara de hidratação

Tente resistir à tentação de encher os fios de creme. Além de não potencializar o efeito, ainda corre o risco de desperdiçar o produto. É difícil precisar uma quantidade, já que isso depende do estado do cabelo, da porosidade e do tipo (liso, cacheado ou crespo).

Evite passar a máscara diretamente na raiz, principalmente se tiver cabelo oleoso. "Idealmente, não se deve passar produtos de hidratação mais profunda na raiz, pois essa já é uma área naturalmente hidratada pela secreção das inúmeras glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo. O excesso pode levar ao desenvolvimento de dermatite seborreica e foliculites", alerta Gabriela.

Enluvamento

Para melhor absorção do produto, realize a técnica chamada de enluvamento mecha a mecha. Coloque uma quantidade média nas mãos e aplique na mecha da orelha para baixo, evitando a raiz. Faça movimentos repetidos de cima para baixo, sem pentear os fios, apenas alisando-os. Repita por toda a cabeça.

Passo 2: Respeite o tempo de descanso do produto

Existe uma lenda urbana antiquíssima que incentiva deixar a máscara de tratamento por 20, 30, 40 minutos e até uma hora no cabelo! Isso não é só mito, pois cada produto tem seu tempo indicado no rótulo, como também não potencializa o efeito. Ou seja: seus fios não ficarão triplamente hidratados se você deixar a máscara mais tempo e ela pode até chegar na raiz.

"Depois do período sugerido do produto, ele deixa de fazer efeito. Sendo assim, ele não danifica os fios, como muitas se perguntam. Mas deixar mais tempo pode fazer com que o produto fique em contato com a raiz, o que não é adequado", afirma Gabriela. Se preferir algo mais rápido, invista na hidratação de banho para cabelo: com os produtos certos, você só precisa de um minutinho!

Se quiser deixar a hidratação para cabelo ainda mais poderosa, dois truques simples resolvem:

  1. 1. Combine a máscara com uma ampola ou cápsula. Elas são ótimas para dar um toque de poder ao creme! Só fique de olho para não exagerar na hidratação e deixar os fios pesados e opacos, ok?
  2. 2. Use uma toalha úmida ou uma touca de alumínio enquanto espera o creme agir. O calor excessivo não é uma boa ideia, mas a toalha umedecida com água morna ou a touca de alumínio (e não aquela que esquenta) ajudam na absorção dos ativos.

Passo 3: Finalize sempre com o condicionador

Não cometa o engano de substituir o condicionador pela máscara. Os dois cumprem funções específicas nos cuidados com o cabelo e precisam ser aliados. "Máscaras de tratamento são mais densas, têm quantidade maior de óleos nutritivos e abrem as cutículas dos fios, fazendo com que consigam absorver melhor o produto. Já os condicionadores têm função de fechar as cutículas dos fios", pontua Sábata. Assim, depois de remover todo o produto, sem deixar nenhum resíduo, aplique o condicionador e lave novamente com água fria.

* Os especialistas consultados nesta matéria foram ouvidos como fontes jornalísticas, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas

Conheça os produtos