Encontre por

Pente-garfo: conheça o aliado dos cachos na hora do volume

Saiba mais sobre o item que pode ser considerado um dos melhores amigos das cacheadas e crespas

Publicado em 19 set 2018, 22:09

Cabelo volumoso está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia e na cabeleira de crespas e cacheadas, criando um visual marcante, cheio de personalidade e poder. E é exatamente nesse processo que o pente-garfo entra. Barato e fácil de usar, ele age ouriçando os fios do cabelo, resultando em volume. Simples e prático!

Leia também:

Cabelo crespo: 5 dicas para diminuir o frizz

Guia completo de cuidados para cabelo cacheado e crespo

Cabelo cacheado: 4 segredos para caracóis definidos e saudáveis

Como usar?

Para criar volume, ele deve ser usado rente à raiz, puxando-a para cima.

  1. Posicione o pente e encaixe-o na raiz em posição horizontal. 
  2. Puxe-a levemente em direção ao comprimento. Esse movimento criará volume.
  3. Tire o pente dos fios na mesma posição em que foi colocado, ou seja, ainda paralelo à raiz.

Repita o procedimento se achar necessário. Quanto mais vezes, maior volume dará ao seu cabelo.

Para ajudar na definição dos cachos, faça uma fitagem antes. Deixe o cabelo secar bem e use o pente-garfo apenas na raiz, construindo volume sem atrapalhar na definição. Para um visual mais black power, use o acessório repetidamente, sem ter feito qualquer técnica de texturização e definição antes. Isso facilita na criação do volume.

Dica importante

O pente-garfo não deve ser usado para desembaraçar o cabelo e, sim nele já seco, desembaraçado e finalizado.

Como escolher o tipo do pente-garfo

Muito popular nas lojas de cosméticos, o pente-garfo é vendido em diferentes formatos e materiais. Para cabelo com cachos mais definidos, são indicados os de dentes mais largos. Já os de dentes mais estreitos são os que se adaptam melhor aos fios crespos e com textura afro.

Diferenças entre os formatos

  • Dentes largos com fileiras duplas: é o formato ideal para cabelo com cachos bem definido e que precisa de volume na raiz. É feito normalmente de plástico.
  • Dentes estreitos: quanto menos espaço entre os vãos dos dentes, mais volume ele vai proporcionar aos fios. É o tipo mais adequado para dar forma aos black powers.

Material

  • Metal: costuma ser o preferido de profissionais especializados em cabelo crespos, ajudando a criar volume com precisão, sem prejudicar os fios. 
  • Madeira: mais indicado para os que sofrem com o frizz, já que a madeira ajuda a retirar a eletricidade estática dos fios.
  • Acrílico ou plástico (com pontas finas): ideal para soltar o cabelo muito crespo, dando forma. Para os afros, ajuda a desembaraçar os fios que são sensíveis.

Para aquele black power de responsa ou supercrespos e cacheados volumosos, o pente-garfo é o amigo indispensável na bolsa e penteadeira. Use e abuse desse acessório que é só amor e volume!

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas