Homens: é hora de olharmos para o espelho

A olhada sem pressa no espelho nos oferece a oportunidade de mudar a maneira com que nos relacionamos e nos expressamos em relação ao mundo

Publicado em 21 jun 2018, 21:06
Por Papo de Homem

Muitos homens têm receio ou desprezo quando a palavra beleza aparece no horizonte. Também pudera: ouvimos desde cedo que a vaidade é uma característica supostamente feminina e não pertence (ou não deveria pertencer) ao universo de coisas que nos fazem homens. “Temos coisas mais importantes a fazer”.

Leia também:

Redefina sucesso: homens podem ir além do papel de provedor financeiro

Como os estereótipos impactam a vida de um homem negro

Como deixar a barba crescer bonita e saudável

Será?

Passar algum tempo olhando para si não é bobagem e, muito menos, perda de tempo: é uma chance preciosa de se enxergar e perceber muito mais do que o espelho mostra.

Parar e pensar sobre as marcas que estão em nosso rosto é uma forma de lembrar de tudo o que passamos até aquele momento. As dificuldades que superamos e as experiências que deixaram seus rastros. Aquela ruga não apareceu do nada.

Além de abrir esse espaço para que possamos nos relacionar conosco, a olhada sem pressa no espelho nos oferece a oportunidade de mudar a maneira com que nos relacionamos e nos expressamos em relação ao mundo. Muitos homens fazem questão de dizer que não ligam para a aparência, mas não percebem que, ao não se preocupar com a forma como se apresentam aos outros, passam tantas informações sobre quem são quanto quem se cuida todos os dias.

Podemos escolher deixar a barba crescer e ganhar volume ou raspá-la todos os dias. Arrumar o cabelo com gel ou deixá-lo bagunçado. Usar um anti-sinais para atenuar a passagem do tempo, fazer questão de deixar a pele hidratada ou, ainda, usar esse ou aquele perfume.

Cuidar da nossa aparência é uma maneira de estar pronto para o que dia nos reserva e para as portas que podem se abrir. Mas o que realmente importa é estar bem consigo mesmo e ficar mais à vontade com todas as questões — e as belezas — de ser homem.

Natura Homem celebra e apoia todas as maneiras de ser homem.