Encontre por

Unir forças pela educação pública é objetivo de produtos Crer Para Ver

Nossos únicos itens não cosméticos têm todo o lucro revertido para projetos sociais do Instituto Natura

Publicado em 16 jul 2018, 21:07

Crer Para Ver, nossa única linha de produtos não cosméticos, nasceu em 1995 com o objetivo de envolver as Consultoras de Beleza em uma causa que sempre foi importante para a Natura: a educação pública no Brasil. O lucro – tanto nosso quanto da Consultora de Beleza – vai integralmente para iniciativas educacionais.

Leia também:

Instituto Natura existe para transformar a educação pública. Conheça!

Escola Digital: a plataforma gratuita pela educação

Curso on-line gratuito para capacitar professores existe!

Com espaço fixo no catálogo e na nossa loja on-line, Crer Para Ver começou oferecendo cartões comemorativos de Natal. E cresceu. Hoje, a linha oferece estojos, bolsas, nécessaires, canecas, entre outros acessórios e artigos de papelaria. Em 2017, foram 4 milhões de itens vendidos e R$ 22,9 milhões arrecadados. 

“Crer Para Ver inova e renova os produtos em um ritmo maior do que as demais linhas da Natura. Imaginamos, por exemplo, que uma pessoa não vai comprar a mesma caneca duas vezes. Por isso, temos opções diferentes, em média, a cada quatro ciclos da revista Espaço Natura. Além disso, nos últimos dois anos, trouxemos um design mais alegre e adulto”, diz Tamara Camargo, coordenadora de marketing e ativação da marca. 

Tamara fala da importância de datas comemorativas para Crer Para Ver, que costuma fazer artigos especiais, e a permanência das opções de embalagens da linha, que têm um alto giro e são sempre opção para a Consultora de Beleza oferecer. 

Presentear com Crer Para Ver

“Também fazemos itens exclusivos para presentes, assim como as outras linhas da Natura, e observamos as oportunidades sazonais, como a época de volta às aulas, com lancheira e mochilas, por exemplo.”

Para a coordenadora de marketing, o diferencial de contribuir com uma causa comprando um produto de Crer Para Ver é levar uma lembrança desse gesto para casa. Em 2017, cerca de 1 milhão de Consultoras de Beleza adquiriram, pelo menos, um item da linha. 

“Uma das fortalezas é a credibilidade da Natura, a ética e a transparência. Isso facilita o engajamento porque, quando é falado que investimos, as pessoas sabem que é legítimo”, afirma Tamara. 

Benefício de Educação

O Instituto Natura (iN) existe desde 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação e gerir os recursos provenientes de Crer Para Ver. As iniciativas têm o objetivo de fortalecer as pessoas e as organizações envolvidas na área educacional, como o professor (Projeto Trilhas), o aluno (Escola Digital e Comunidade e Aprendizagem), a escola (Escola em Tempo Integral) e o gestor público, uma vez que o foco são as redes municipais e estaduais.  

Desde 2017, a Consultora de Beleza Natura também se beneficia a partir de seu engajamento na venda dos produtos da linha Crer Para Ver, tornando-se alvo de investimentos do iN.

Por meio do Benefício de Educação, a Consultora de Beleza consegue descontos em cursos superiores, de idioma, profissionalizantes, entre outros. Em 2017, cerca de 90 mil pessoas foram beneficiadas. 

IDH da Consultora de Beleza Natura

A necessidade de proporcionar esse benefício para as Consultoras de Beleza veio do resultado de análise do Índice de Desenvolvimento Humano da Consultora Natura (IDH-CN), o primeiro indicador – baseado no modelo da Organização das Nações Unidas (ONU) – que mapeou um grupo específico de pessoas.

Os dados revelaram carência – principalmente em educação e saúde – e esse foi o meio de contemplá-las e melhorar esse índice. O medidor foi aplicado em 2014, 2015 e 2016 e registrou um crescimento de 7,6%.

De acordo com o estudo, as Consultoras de Beleza que atuam há mais de um ano apresentam um IDH melhor do que as iniciantes.