Dossiê do BB cream: o que é e como usar o produto sensação da maquiagem

Com múltiplas funcionalidades, o BB cream virou queridinho de make. Esclarecemos as dúvidas mais comuns para você adotar

Publicado em 5 jul 2018, 20:07

Multifuncional, o BB cream é um dos cosméticos queridinhos de quem gosta de uma make leve e luminosa, e, de quebra, garante uma pele hidratada e protegida. Por reunir os benefícios de muitos produtos em um, uma série de dúvidas ainda persistem na cabeça de quem pretende lançar mão do item: Ele dispensa mesmo o uso de filtro solar? Serve para todos os tipos de pele?

Leia também:

Como escolher a base ideal para cada tipo de pele

Tipos de base para maquiagem: entenda as diferenças antes de comprar a sua

Como tirar a maquiagem corretamente de 3 formas diferentes

Para responder a essas e outras questões, preparamos um dossiê completo do produto com a ajuda dos maquiadores Rodrigo Costa e Helder Rodrigues e da dermatologista Raquel Toyota. Os especialistas são unânimes: o BB cream é versátil e escolha certeira das adeptas de um look mais natural. “Para quem, mesmo assim, não dispensa a base, ele pode ser usado na preparação da pele, como um primer, deixando-a mais luminosa e uniforme”, afirma Costa. 

A seguir, veja oito perguntas e respostas mais frequentes sobre o cosmético: 

1. Como e quando usar? 

O BB cream pode ser usado em qualquer situação. Ele é especialmente indicado para quem prefere uma maquiagem mais leve, porém com cobertura, já que oferece um acabamento similar ao da base mais fluida. Para as que não deixam a base de fora da make, o produto pode ser aplicado antes dela, fazendo a vez de um primer. 

2. Qual a diferença entre o BB cream e a base? 

A base, na maioria das vezes, tem mais cobertura, mas nem sempre carrega o fator de proteção solar e ativos hidratantes. O BB Cream Matte, de Aquarela, além de ter FPS 15, é enriquecido com manteiga de murumuru.

3. Qual a diferença do BB cream para um hidratante facial ou protetor solar com cor?

O BB cream é um hidratante facial com cor e possui na composição um fator de proteção solar, que pode variar. Ou seja, ele reúne os dois produtos em um só. 

4. O BB cream dispensa o uso de outros produtos, como base, corretivo ou filtro solar?

O filtro solar é dispensável apenas se o BB cream tiver na composição um fator de proteção solar suficiente. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é para que se use diariamente FPS de, no mínimo, 30. Portanto, abaixo disso, é aconselhável atrelar seu uso ao de um protetor, que deve ser aplicado antes do produto com cor. Com relação à base e ao corretivo, o que deve ser levado em conta é a cobertura desejada. Se a preferência é por um resultado natural, pode abrir mão da dupla. 

5. O BB cream serve para todos os tipos de pele?

Sim. Existem opções de diversos tons e texturas. O BB Cream FPS 15 de Aquarela tem oito cores, tem toque seco e proporciona efeito matte. Experimente na própria pele e tire a prova. 

6. Ele pode aumentar a oleosidade da pele?

Os que prometem efeito matte costumam agir diretamente nessa questão, controlando o tão indesejado brilho. Em geral, o BB cream tende a deixar a pele luminosa na medida e com aspecto saudável. Mas é importante testar na própria pele para entender como ele reage. 

7. Como descobrir o tom ideal?

Faça teste na região entre o pescoço e a mandíbula. Se ele aderir perfeitamente à pele e não contrastar com o tom da região, é a sua cor! 

8. Há algum segredo na hora da aplicação?

Nenhum segredo. O ideal é usar o acessório que você preferir, pincel ou esponja, ou até mesmo os próprios dedos. O melhor jeito é aquele que deixa sua pele mais uniforme.

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas de maquiagem

Conheça os produtos