Tipos de base para maquiagem: entenda as diferenças antes de comprar a sua

Líquida, cremosa, em mousse... para escolher a melhor para sua pele, aprenda mais sobre cada uma

Publicado em 20 jun 2018, 17:06

Para uma maquiagem bem-feita, um produto não pode faltar: a base. É ela que dá acabamento, esconde imperfeições e deixa o rosto uniforme. E as opções de produtos não são poucas. Existem diferentes tipos para todos os gostos e necessidades: líquidas, cremosas, compactas, em bastão… 

Para ajudar a escolher a versão que mais combina com você, mostramos a seguir a diferença entre cada uma delas. 

Leia também:

Como escolher a base ideal para cada tipo de pele

Como tirar a maquiagem corretamente de 3 formas diferentes

A ordem certa dos produtos de maquiagem

Base líquida

Com textura mais leve, essa base é ideal para a maquiagem do dia a dia. Fácil de espalhar, costuma proporcionar cobertura leve ou média e disfarça, com uma camada fina, manchas e imperfeições. Também chamada de base fluida, pode ser até aplicada com conta-gotas. É indicada para todos os tipos de pele, mas, quem tem produção excessiva de óleo, precisa ficar atenta. As versões oil free e matte ficarão melhores, além de durar mais na pele, especialmente em dias quentes. Use a Base Líquida FPS 15, de Aquarela, ou a Base Líquida Matific FPS 15, de Una

Base cremosa

Um pouco mais consistente do que a líquida, a base cremosa dá a sensação de ser mais espessa. É capaz de dar mais cobertura, indo de média para alta, o que significa que pode pesar mais também. Se quiser garantir que todas as marcas do rosto sejam escondidas, opte por aplicá-la com pincel achatado ou kabuki. Mas, se o acabamento mais leve for sua escolha, aplique com esponja. Essa base não é indicada para quem tem pele oleosa, porque pode facilmente entupir os poros e causar cravos ou espinhas. 

Base em mousse

Quer um acabamento natural e luminoso? A versão em mousse costuma ter textura nem muito leve nem muito pesada. Quando o assunto é cobertura, ela conquista um acabamento médio. Pode ser aplicada com pincel ou esponja. Além disso, qualquer pessoa pode usá-la, mas, caso sua pele seja oleosa, lembre-se de que é importante que o produto seja livre de óleo. 

Base 2 em 1 ou em pó

Você não quer ter o trabalho de aplicar a base e depois selar a pele com pó? Essa é sua base. Variando entre uma cobertura leve e média, esse tipo de produto é bastante procurado por donas de pele oleosa, que sentem necessidade de usar pó com frequência. Sua textura mais sequinha e levemente mais grossa dá um resultado interessante à pele e é fácil de aplicar. Se tiver a pele seca e gostar dessa versão, é recomendada a aplicação de um bom hidratante antes. Quer experimentar? A Base Mousse Matific FPS 15, de Una,é uma opção.

Stick ou bastão

Bem compacta, essa base costuma proporcionar alta cobertura. Na pele, fica aveludada e consegue esconder as imperfeições tanto quanto um corretivo. Não é o tipo mais simples de aplicar, já que precisa ser bem espalhada para não acumular ou manchar em algumas regiões. Se precisar de mais cobertura, como abaixo dos olhos, é possível dispensar o corretivo e aplicar a base com batidinhas. Essa versão costuma ser procurada por quem tem bastante olheira, por exemplo.

Conheça os produtos