Como cuidar de cada tipo de pele

Entenda quais são os desafios mais comuns e as soluções para cada tipo de pele e defina sua rotina de cuidados diários

Publicado em 24 mai 2018, 23:05

A saúde da pele é algo que merece muita atenção no dia a dia. Vários fatores, como hormônios, alimentação, genética e até mesmo o humor, podem influenciar na característica da pele de cada pessoa. Por isso, selecionamos algumas dicas essenciais para o início de uma rotina de cuidados para cada tipo de pele, fator que faz toda a diferença nesse processo. Confira a seguir!

Leia também:

Como fazer a limpeza de pele do jeito certo

Cuidados com a pele em cada fase da vida

Que tipo de hidratante é melhor para o seu rosto: creme, loção ou gel?

Como cuidar da pele mista ou oleosa

Primeiro, é importante entender a diferença entre elas. Com poros dilatados, alta umidade e brilho intenso, a pele oleosa possui grande tendência ao surgimento de espinhas e cravos, além de apresentar textura irregular.

Já a pele mista, como o próprio nome diz, apresenta oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), ao mesmo tempo que possui uma consistência fina, responsável pelo aparecimento de rugas finas e descamação nas outras partes do rosto.

Para começar, atente-se aos seus cuidados diários. Ao chegar em casa no fim do dia, lembre-se de cuidar de sua pele. Se você usa maquiagem, retire-a antes de dormir. E, mesmo se não usar, limpe o rosto para eliminar os resíduos de poluição. Esse é um passo muito importante para quem deseja combater o aspecto oleoso.

Usar produtos específicos nesse processo também é muito importante. Uma ótima opção é o Gel de Limpeza Tonificante, de Tez, que limpa, retira a make, tonifica e reduz imediatamente o brilho do rosto, deixando-o sequinho e revigorado. O Hidratante Protetor Matificante, de Tez, complementa o tratamento, pois controla o brilho e a oleosidade, possui proteção solar FPS 15/FPUVA 5, efeito matte e mantém o pH natural da pele. Tudo isso com uma textura leve, toque seco e rápida absorção.

Pele normal a seca

A pele normal possui equilíbrio, apresentando textura macia e boa elasticidade, sem excesso de oleosidade. Seus poros também são fechados e pouco visíveis, o que garante um aspecto macio ao rosto.

Com uma feição áspera e sem brilho, a pele seca apresenta sinais de irritação e descamação. Uma das principais causas desse efeito é a deficiência de água, que causa desidratação.

Quem tem a pele normal deve manter o cuidado diário, a fim de prevenir problemas. Já pessoas que possuem a pele seca precisam evitar o uso de cosméticos que possuem álcool na fórmula, pois eles contribuem ainda mais para o ressecamento. A alta temperatura da água também é considerada vilã para o rosto, porque tira a oleosidade natural da pele. Por fim, e mais importante: invista muito na hidratação, principalmente após o banho, momento em que os poros estão abertos e mais propensos a absorver os nutrientes.

Uma sugestão muito eficaz em ambos os casos é o Sabonete Cremoso Tonificante, de Tez. Com consistência cremosa, ele limpa, revigora e tonifica a pele, devido à alta concentração de óleos vegetais na fórmula, além de evitar o ressecamento. Para compor uma dupla imbatível com o sabonete, o Hidratante Protetor Nutritivo, de Tez, hidrata, protege e nutre a pele. Ele contém manteiga de cupuaçu e proteínas de arroz na composição, o que ajuda a manter também o pH natural da pele. Com textura leve e rápida absorção, o resultado é um rosto macio e luminoso.

Todos os tipos de pele

Lavar o rosto duas vezes ao dia evita bactérias e impurezas. Uma alternativa bem prática também são os Lenços de Limpeza Dupla Face, também de Tez, que limpam, esfoliam e eliminam as impurezas, além de possuir vitamina D na composição, garantindo hidratação por até 24 horas.

 

Conheça os produtos