
O ativo amazônico é um ingrediente natural muito conhecido por suas propriedades terapêuticas e cosméticas. Mas afinal, você sabe o que é o óleo de andiroba e para que serve?
Usado há séculos pelas comunidades tradicionais e povos originários, ganhou destaque também na indústria da beleza, sendo incorporado em produtos para hidratação da pele, fortalecimento dos cabelos e até no combate ao envelhecimento precoce.
Neste conteúdo você vai descobrir para que serve o óleo de andiroba, como aplicá-lo no dia a dia e quais as melhores formas de aproveitar suas propriedades naturais.
Descubra o óleo de andiroba e para que serve
A origem da andiroba está diretamente ligada à árvore Carapa guianensis, um dos tesouros naturais amazônicos, conhecida popularmente como andirobeira.
Retirado a partir das sementes, seu óleo está conectado às práticas tradicionais das comunidades indígenas, que há séculos o usam para tratar problemas de saúde e promover bem-estar.
Quer descobrir mais sobre o óleo de andiroba e para que serve? Continue lendo! A seguir você encontrará 9 razões para incluí-lo em sua rotina.
1. Propriedades anti-inflamatórias
Um dos maiores benefícios da andiroba é a ação anti-inflamatória. Seu óleo é usado para aliviar dores musculares, reduzir inchaços e tratar condições como artrite e reumatismo.
Aplicado diretamente na pele, ele ajuda a relaxar o corpo após atividades físicas intensas ou em momentos de tensão, sendo ideal para quem precisa aliviar os desconfortos físicos.
2. Cicatrização de feridas
O óleo de andiroba também pode ser usado para cicatrizar feridas e tratar pequenas lesões. Isso porque estimula a regeneração da pele e ajuda a fechar cortes e suavizar marcas. Além disso, pode ser usado para tratar queimaduras leves e irritações, promovendo alívio rápido e recuperação saudável.
3. Repelente natural e alívio de picadas
Na Amazônia, o óleo de andiroba é tradicionalmente usado como repelente natural contra insetos, protegendo contra picadas de mosquitos e outros insetos. Além disso, ele alivia coceiras, vermelhidão e irritações causadas por picadas.
E como usar óleo de andiroba? Basta aplicar uma pequena quantidade diretamente na área afetada, massageando suavemente para reduzir a coceira e a irritação. Como repelente, é só espalhar o óleo puro – ou misturado em um hidratante corporal – sobre a pele exposta.
4. Uso medicinal interno
O uso medicinal interno também está entre os benefícios do óleo de andiroba, mas atenção: isso deve ser feito com cautela e sob orientação especializada, combinado? O objetivo aqui é tratar parasitas intestinais e outros problemas de saúde.
5. Estímulo à regeneração celular
Rico em ácidos graxos essenciais, ele promove a renovação celular, ajuda a uniformizar o tom da pele e a reduzir manchas. Esse estímulo à regeneração é especialmente útil para quem busca manter a pele saudável e revitalizada.
E se você estiver se perguntando se pode usar o óleo de andiroba no rosto, saiba que sim. No entanto, se sua pele for sensível ou oleosa, vale a pena testar em uma pequena área antes para evitar alergias e irritações.
6. Hidratação profunda da pele
O óleo de andiroba é altamente nutritivo. Quando usado na composição de cremes hidratantes, como a Polpa Desodorante Hidratante para o Corpo Ekos Andiroba, penetra profundamente na pele, restaurando sua elasticidade e combatendo o ressecamento.
Recomendada para todos os tipos de pele, especialmente as secas e sensíveis, ela proporciona maciez, brilho natural e a fragrância revigorante da andiroba.
Quer uma dica de aplicação? Espalhe sobre a pele ainda úmida ao terminar o banho, para formar um filme protetor que combate as agressões do dia a dia e ajuda a aliviar o estresse.
7. Ação antienvelhecimento
Sabia que o óleo de andiroba também ajuda a prevenir rugas e linhas finas de expressão? Isso porque ele é rico em antioxidantes. Seu uso regular mantém a pele firme e jovem, sendo uma excelente opção para quem busca soluções naturais para cuidados antienvelhecimento.
Lembre-se de consultar seu dermatologista para entender se a aplicação do ativo amazônico é o mais recomendado para o seu tipo de pele.
8. Calmante pós-depilação ou pós-barba
Após a depilação ou o barbear, a pele pode ficar irritada e sensível. O óleo corporal atua como um calmante natural, reduzindo a vermelhidão e proporcionando alívio imediato.
9. Massagens terapêuticas
Se você quer saber como dormir melhor, as massagens terapêuticas podem ser o caminho. Elas aliviam as tensões musculares e dão uma sensação de bem-estar geral para o corpo e para a mente.
Nossa sugestão para deixá-las ainda mais revigorantes é o Óleo Trifásico Desodorante Corporal Ekos Andiroba, que tem uma textura surpreendente. Com ele, você hidrata, perfuma e protege a pele, além de facilitar o deslizamento das mãos.
Benefícios potencializados com Ekos Andiroba
Agora que você já sabe quais os benefícios do óleo de andiroba, a gente tem uma dica especial para deixar sua rotina mais leve: a linha Ekos Andiroba!
Com produtos veganos desenvolvidos a partir do ativo amazônico e que te acompanham durante e após o banho, ela deixa sua pele mais fortalecida e resistente aos danos do dia a dia.
Ao usarmos a polpa e o óleo da andiroba em nossa fórmula, aproveitamos mais do fruto e fortalecemos a renda de 2.122 famílias guardiãs da floresta. Por isso, Natura Ekos é potência biocosmética para você e pela regeneração da Amazônia!
Gostou de saber mais sobre o óleo de andiroba, para que serve e como incluí-lo na sua rotina? Experimente nossos cosméticos e invista na regeneração da sua pele.