O que são as famílias olfativas dos perfumes

Florais, amadeirados, frutais, adocicados, chipres e cítricos são as principais famílias de fragrâncias. Conheça-as!

Publicado em 22 mai 2018, 22:05

Você já parou para refletir sobre os perfumes que escolhe? Eles são sempre parecidos entre si? Isso pode acontecer porque você é fiel a fragrâncias da mesma família olfativa, um conjunto de essências que guardam semelhanças entre si.

Leia também:

Com perfumista exclusiva, Natura é a Casa de Perfumaria do Brasil

Que tipo de perfume combina com sua personalidade?

Como escolher perfume para a noite: dê chance aos aromas encorpados!

De acordo com a perfumista da Natura, Verônica Kato, apesar de continuarem preferindo perfumes da família floral, as brasileiras têm buscado fragrâncias que transmitam força.

Os perfumes femininos continuam florais, mas existe uma tendência de a brasileira procurar, cada vez mais, produtos que passem uma mensagem de poder, como os que têm uma nota chiprada. Antes, ela não costumava usar essa família olfativa, porque lembrava aromas antigos, mas isso tem mudado

 

explica a especialista.

Com a ajuda de Verônica, desvendamos a seguir cada família olfativa – e exemplos de produtos dentro de cada uma delas.

Florais

Uma das famílias mais ricas da perfumaria, a floral é autoexplicativa. Suas essências são feitas a partir do óleo extraído de flores como rosas, jasmins, lírios, magnólias e violetas.

As fragrâncias dessa família costumam ser marcantes e associadas à feminilidade. Alguns dos produtos que entram nessa categoria são o Deo Parfum Essencial Exclusivo feminino, que tem rosa; o Deo Parfum Essencial Exclusivo Floral feminino, com flores brancas; o Natura Una Artisan Deo Parfum feminino, com rosa e jasmim-sambac; e o Deo Parfum Esta Flor Rosa feminino, que tem violeta e rosa-damascena. 

Amadeirados

Costumeiramente associados aos perfumes masculinos, essa família também está presente em fragrâncias femininas, normalmente acompanhada de flores. Também autoexplicativa, suas essências vêm de madeiras como sândalo, cedro e patchuli.

Seus produtos costumam ser cheios de opulência e, por isso, vêm sendo procurados para transmitir poder. Para atender essas mulheres, a Natura tem o Desodorante Colônia Musc Sândalo feminino, de Águas, que tem toques de rosa, jasmim e sândalo; e o Deo Parfum Essencial Oud feminino, com uma mistura de madeira oud, sândalo e cedro, além de rosa, jasmim-absoluto e priprioca.

Adocicados

Também conhecidas por serem compostas de notas orientais, as fragrâncias adocicadas têm essências fortes, como âmbar e baunilha. Seus aromas são elegantes, mas exigem cautela na aplicação, já que podem ficar enjoativos.

Entram nessa categoria as fragrâncias da linha Kriska, como o Desodorante Colônia Kriska Atitude feminino, que foi desenvolvido com sândalo e baunilha, assim como o Desodorante Colônia Natura Faces Toxic! Pink, com âmbar e licor de cereja. 

Frutais

Assim como acontece com outras, o próprio nome dessa família mostra que ela é composta de aromas vindos das frutas. As mais comuns são maçã, cereja, frutas vermelhas, pêssego e laranja.

As fragrâncias dela costumam ser bem-aceitas mesmo em períodos quentes, pois não são “cansativas”. Um exemplo é o Desodorante Colônia Loucuras de Humor feminino, que tem na sua composição maçã, framboesa, lichia e grapefruit. 

Chipres

Essa família une o aroma cítrico ao de musgo ou amadeirado. Essências dessa classificação também combinam com florais e frutais. Luna é um exemplo disso. Suas duas versões, o Desodorante Colônia Luna Floral e o Desodorante Colônia Luna feminino, entram nessa categoria e têm toques de musc, patchuli e frutas vermelhas. 

Cítricos 

Refrescantes e leves, essas fragrâncias são conhecidas por agradar tanto homens quanto mulheres. Suas essências vêm de itens mais “ácidos”, como limão e bergamota. Para essa categoria, temos o Desodorante Colônia Natura Faces [NO] Gender, que é unissex e tem toques de laranja, notas verdes, limão e bergamota. 

Conheça os produtos