Cabelo ralo e fino: veja 7 dicas para nutrir e dar volume

Quem tem cabelo fino e ralo costuma sofrer com o aspecto minguado e a falta de vitalidade. Mas, com alguns cuidados, é possível conseguir aquele volume tão desejado

Publicado em 4 mai 2018, 15:05

Seja por uso de química, problemas de saúde ou mesmo tendência natural, é fato que boa parte das mulheres se incomoda por ter cabelo ralo ou fino (ou ainda ambos). Em primeiro lugar, vale lembrar que não se trata da mesma coisa: fios finos têm a espessura abaixo da média, enquanto um cabelo ralo é quase sempre sinônimo de poucos fios. Outra verdade é que ambos podem dar um aspecto de falta de volume e vitalidade, que muitas vezes desagrada. É superimportante investigar as causas com um dermatologista, mas, se estiver tudo bem com a saúde, existem produtos e truques que amenizam e muito o problema. A seguir, o especialista em cabelo de Natura Guilherme Cassolari dá algumas dicas para nutrir e melhorar o aspecto de madeixas desses tipos.

Leia também:

O que é bom para evitar queda de cabelo? Descubra aqui

Cabelo quebrado? Saiba como fortalecer os fios!

Ondulado perfeito em 6 passos: confira

1. Atenção à oleosidade

Por causa do pouco volume, o cabelo fino ou ralo pode transparecer facilmente a oleosidade. Ela, por sua vez, faz com que os fios fiquem ainda mais minguados. “Por isso, fique atenta a essa característica e use shampoos específicos para cabelo oleoso algumas vezes por semana”, diz Gui Cassolari. Este shampoo, de Natura Plant é uma ótima opção, reduzindo até 98% da oleosidade.

2. O segredo é volume na raiz

Para que as madeixas ralas pareçam mais volumosas, vale escovar com sprays fixadores e modeladores na raiz. “Raízes ‘mais cheias’ ajudam a dar impressão de volume em toda a extensão do cabelo”, explica o expert. Enquanto aplica o produto, ajeite os fios para cima com a ponta dos dedos.

3. Invista em produtos que ajudem a dar espessura ao fio

Produtos com aminoácidos na fórmula ajudam a encorpar e a reconstruir os fios, já a queratina, substância que predomina na composição do fio, também contém aminoácidos. Uma dica é usar, sempre que sentir necessidade, a Ampola Multibenefício de Reparação Capilar Plant. Para ser aplicada após o shampoo, ela tem um complexo de bioaminoácidos de quinoa, com ativos naturais e proteínas que agem na parte externa da fibra e também restauram o interior dos fios.

4. Não se esqueça da nutrição

“Cabelo ralo ou fino precisa especialmente de nutrição”, diz Gui Cassolari. Para isso, ele sugere o uso de máscaras ao menos duas vezes por mês. A Máscara de Tratamento Nutrição e Brilho Plant, por exemplo, é enriquecida com um complexo de óleos de noz-pecã, macadâmia e gergelim, que nutre e restaura os fios sem pesar.

5. Prefira escovas com cerdas menores e mais próximas

Segundo o cabeleireiro, quanto menores forem as cerdas da escova, mais volume ela proporciona às madeixas. Também vale observar se elas são próximas umas das outras.

6. Escolha penteados para dar volume

Outra dica? Rabos de cavalo não muito apertados e modelados com spray no comprimento, além de penteados com topete, são boas alternativas para disfarçar a falta de volume.

7. O corte faz diferença

Gui Cassolari explica que cortes médios e curtos e em camadas ajudam a dar um aspecto mais encorpado ao cabelo. “Fios compridos tendem a pesar e a ficar mais minguados”, conclui ele.

Conheça os produtos