Condicionador: evite os 5 erros mais comuns

Fundamental para a hidratação dos fios, o condicionador tem as maneiras corretas de uso. Aprenda quais são os erros mais cometidos para tirar o melhor proveito do tratamento.

Publicado em 4 mai 2018, 18:05

A lavagem do cabelo não fica completa sem o condicionador. Depois do shampoo, o produto forma uma película protetora no fio e protege contra a desidratação, além de deixar as madeixas mais macias, cheias de brilho e fáceis de pentear. Para obter o melhor resultado, fuja dos erros abaixo e siga as dicas do especialista em cabelos da Natura Guilherme Cassolari.

Leia também:

7 dicas para lavar o cabelo corretamente

1. Escolher um condicionador que não seja para o seu tipo de cabelo

É preciso respeitar seu tipo de cabelo na hora de escolher os produtos. “O uso correto do condicionador é fundamental para não ressecar ou deixar os fios muito oleosos”, explica Cassolari. Para cabelos fragilizados, com crescimento lento e que quebram facilmente, o Condicionador Ekos Patauá contém o puro óleo de Patauá, que fortalece e hidrata os fios. Já o Condicionador Liso e Solto Plant proporciona um banho de queratina vegetal que age diretamente na estrutura capilar e restaura os fios lisos e alisados.

2. Usar o condicionador de uma linha e o shampoo de outra

Shampoo e condicionador formam uma dupla dinâmica. Afinal, eles vão agir juntos nos seus fios. Por isso, opte por linhas completas para o seu tipo de cabelo. Para as cacheadas, o Shampoo Cachos Modelados SOU realça a beleza e brilho dos cachos, enquanto o Condicionador Cachos Modelados SOU promove hidratação e definição, completando seus cuidados. 

3. Passar condicionador no couro cabeludo

“O pior erro que é possível cometer com o condicionador é aplicá-lo no couro cabeludo”, assegura Cassolari. Isso porque aplicar o condicionador na raiz do cabelo pode trazer problemas, como a oleosidade excessiva, uma grande causadora da caspa. A obstrução dos poros pode até gerar a queda dos fios. Portanto, passe o produto no comprimento das mechas.

4. Passar muito condicionador

Sobre a quantidade, Cassolari indica que você faça testes. "Use três vezes, em quantidades diferentes, para achar o quanto é ideal para o seu cabelo, porque depende muito do volume dos fios e se o cabelo é mais ressecado”, afirma o cabelereiro. Mas o excesso nunca é bem-vindo.

5. Deixar o produto agir por muito tempo

Todo mundo quer um cabelo hidratado, mas deixar o condicionador por horas não vai fazer um efeito melhor. Manter o produto por muito tempo na cabeça pode gerar a quebra dos fios, já que eles tendem a se partir com mais facilidade quando estão molhados. Respeite o tempo indicado na embalagem para não sobrecarregar as madeixas.

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas

Conheça os produtos