Lápis ou delineador: quando usar cada produto no make dos olhos

O maquiador Marcos Costa desvenda os benefícios de cada um e dá dicas para alcançar um olhar marcante

Publicado em 8 mai 2018, 14:05

Tanto no make do dia quanto no da noite, o traçado nos olhos é capaz de transformar o rosto. E o lápis e o delineador são seus aliados para conquistar os mais variados efeitos na maquiagem. A seguir, veja as dicas de Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, sobre esses dois produtos.

Leia também:

Como fazer um olho preto esfumado com lápis e sombra

Como tirar a maquiagem corretamente de 3 formas diferentes

Máscara para cílios: aprenda a combinar mais de um efeito

Delineador em caneta ou em pincel

Delineador

Secagem rápida, fácil aplicação e traço preciso são apenas algumas das vantagens do delineador em caneta.

Como o produto seca quase que imediatamente após a aplicação, a possibilidade de borrar ou estragar a maquiagem é praticamente nula, o que traz um bônus de praticidade. Sem contar que o delineador em caneta é mais fácil de aplicar para quem ainda não domina o traçado.

Outro ponto positivo é a possibilidade de fazer um traço bem fininho. Essa característica permite aumentar as possibilidades no tracejado, que pode ir do clássico até o geométrico contemporâneo.

Como usar

Como usar delineador

Para acertar o traço do delineador, comece pelos cantos externos e aplique o produto, aos poucos, rente à raiz dos cílios superiores. Para não errar, incline a cabeça levemente para trás e, depois, puxe o traço para cima ou para os lados.

E que tal ousar? É possível fazer traços com tons diferentes na pálpebra superior e inferior, como preto em cima e azul próximo aos cílios de baixo, na parte externa.

Faça também diferentes pontas: quadradas, curtas, compridas, duplas. Tudo pode! E se não ficou perfeito, não se desespere. Conserte facilmente passando as hastes flexíveis com um pouquinho de base.

Lápis de olho

A principal vantagem do lápis de olho é sua dupla função: delinear e esfumar. É possível realçar o olhar com um traço preciso ou com um efeito esfumado. O produto tem diferentes apresentações.

Lápis

O kajal, por exemplo, tem alta pigmentação e proporciona um preto intenso. Já o lápis com longa duração te deixa despreocupada em relação à durabilidade da maquiagem.

Por fim, o lápis de olho com esponja para esfumar facilita na hora de fazer aquele olho ousado e esfumado, que a gente adora. 

Como usar

Diferentemente do delineador, o lápis de olho pode ser incorporado a um segundo produto, como uma sombra colorida. Nesse caso, deve-se aplicar a sombra na parte móvel da pálpebra e, por cima dela, o delineado na cor que você quiser. Por fim, combine as duas texturas - o pó da sombra e a cremosidade do lápis - com a ponta dos dedos. O resultado é uma mistura de cores e texturas, que pode ser tanto o preto clássico, quanto um verde ou um violeta da coleção Una Artisan. 

O lápis preto pode ser usado em todos os tons de pele e cores de olhos. Esfumado ou não, a cor vai bem em várias situações. Uma dica para a cor do lápis ficar mais marcante -- e o make durar ainda mais --  é aplicar uma sombra, da mesma cor, com um pincel chanfrado.

Dica do especialista  

Lápis de olho, lápis kajal, delineador em gel, delineador em caneta, delineador líquido... são inúmeras as opções de maquiagem para olhos. 

Mas, afinal, como saber qual o melhor tipo para você? Segundo o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa, apesar das diferenças entre cada um deles, o gosto pessoal é o que mais conta na hora de decidir qual produto aplicar. 

O seu delineador ou lápis ideal é aquele que você se sente melhor usando"

MARCOS COSTA

Receba novidades

Cadastre-se e receba mais dicas de maquiagem

Conheça os produtos