Encontre por

Sabonete líquido ou em barra: descubra o melhor para cada região do corpo

Produto fundamental no ritual de limpeza da pele, a escolha do tipo ideal previne alergias, ressecamento e até o envelhecimento precoce

Publicado em 8 mai 2018, 22:05

Você se sente perdida diante da infinidade de texturas, cores, tamanhos e fragrâncias de sabonetes disponíveis no mercado? Saiba que escolher esse produto com cuidado pode prevenir alergias, ressecamento e até o envelhecimento precoce da pele. Segundo Joana Miranda, gerente de desenvolvimento de produtos da Natura, cada área do corpo pede um tipo específico desse cosmético.

Leia também:

Creme para as mãos: como evitar o ressecamento da região sem melecar

Guia completo de depilação: métodos e cuidados

Desodorante: descubra as vantagens de cada tipo

Para o corpo

Sabonete líquido ou em barra: descubra o melhor para cada região do corpo

Joana conta que as formulações para o corpo têm maior capacidade de limpeza e poder de produzir espuma, pois foram desenvolvidas para o momento do banho. Fabricados na Amazônia com ativos da biodiversidade local, os sabonetes em barra Natura Ekos são referência nessa categoria.

Para as mãos

Sabonete líquido ou em barra: descubra o melhor para cada região do corpo

Os produtos voltados para as mãos mantêm o poder de limpeza dos de corpo, mas contêm maior concentração de agentes emolientes e condicionantes, que evitam o ressecamento. Para essa região, uma opção é o Sabonete Cremoso para Mãos de Natura Erva Doce. Como não contém agentes antibacterianos _ que, se usados em excesso, desequilibram as defesas naturais da pele –, podem ser usados a todo momento.

Para o rosto

Sabonete líquido ou em barra: descubra o melhor para cada região do corpo

De acordo com a gerente de desenvolvimento de produtos, ao escolher um sabonete para o rosto, a busca deve ser por produtos com substâncias mais suaves na formulação, que promovam uma limpeza mais delicada.

Mas não se guie pela crença comum de que só se pode usar sabonetes líquidos na face. Não é a textura que mostra se o produto é ou não melhor para essa região, mas, sim, o pH.

Apesar de ser comum que a formulação mais suave, com substâncias recomendadas para o rosto, seja encontrada nos sabonetes líquidos, há produtos em barra que cumprem esse papel. Na linha Natura Tez, por exemplo, há o Sabonete em Barra Purificante.

Quanto mais espuma, mais limpeza?

É bastante comum as pessoas acreditarem que, quanto mais espuma o sabonete fizer, mais eficiente ele será. A associação, no entanto, é um mito.

Na verdade, a eficiência do produto é obtida pela capacidade dos agentes de limpeza se ligarem a moléculas orgânicas. Já a produção abundante de espuma está mais relacionada à forma de interação desses agentes entre si e com a água. Assim, é possível obter uma fórmula suave que faça muita espuma e vice-versa.

Cuidado com a água quente

A água quente aumenta a solubilidade das moléculas de sujeira. Dessa forma, facilita a limpeza feitas pelo sabonete. Mas cuidado com o rosto. A temperatura não deve ser muito elevada a ponto de interferir na integridade da pele, removendo excessivamente a camada de proteção natural.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba mais dicas de bem estar e hidratação da pele

Conheça os produtos

R$ 28,90R$ 28,90