0

Como finalizar cabelo liso e alisado com 4 dicas rápidas

Com os cuidados certos, é possível conquistar um efeito liso natural e cheio de vitalidade em casaPublicado em: 24/08/2018 15:04

Há quem diga que o cabelo liso e o alisado são mais maleáveis e fáceis de cuidar. Mas finalizar esse tipo de fio pode não ser tão fácil quanto parece, já que fatores como pouca espessura, excesso de oleosidade e opacidade costumam aparecer.

Leia também:

Cansou do cabelo liso? 5 dicas para cachear os fios

Guia completo para deixar o liso incrível

Cabelo liso e alisado: 5 dicas para diminuir o frizz

A boa notícia? Dá para contornar tudo isso com os produtos certos e alguns cuidados simples. A seguir, confira quatro dicas do cabeleireiro Gui Cassolari, que podem fazer toda a diferença na finalização do cabelo liso ou alisado.

1. Como diminuir oleosidade do cabelo liso

A aparência oleosa, responsável por tirar o volume e o movimento dos fios, é sem dúvida inimiga da boa finalização. Entre as lisas naturais e alisadas, o cuidado nesse quesito deve então ser redobrado. "Cabelo liso tem uma predisposição bem maior à oleosidade", lembra Gui Cassolari. Isso acontece porque a forma do fio contribui para que o óleo produzido no couro cabeludo se espalhe com mais facilidade da raiz ao comprimento. Produtos específicos, como o Shampoo Controle de Oleosidade, de Plant, ajudam a amenizar o problema.

2. Cultive o brilho desde o momento do shampoo

Não é raro que esse tipo de fio fique opaco. E nem sempre é possível recuperar o brilho só na finalização. "Esse processo deve começar na hora do shampoo", diz Gui Cassolari. Uma dica? Aposte nos produtos da linha Nutrição e Brilho, de Plant, que possui Shampoo, Condicionador, ÓleoElixir e Máscara de Tratamento.

3. Tratar o cabelo liso ajuda a mantê-lo por mais tempo

Para quem faz alisamento de cabelo, que podem ser tratamentos agressivos, deve ficar atenta especialmente ao ressecamento. Os fios perdem maleabilidade e brilho quando não estão hidratados o suficiente, por isso a importância de reparar o cabelo. Nessa etapa, vale incluir a Ampola Multibenefício de Reparação Capilar, de Plant, na rotina de cuidados com o cabelo. Além de nutrir e fortalecer as madeixas em apenas um minuto, ela ajuda a devolver o brilho, aliado número 1 da boa finalização.

4. Secador + reparador de pontas = final feliz

Com o cabelo limpo e tratado, chega a hora de finalizar com o secador. Mas lembre-se de que altas temperaturas podem ressecar os fios e estimular o frizz. Por isso, vale sempre usar o jato frio ao fim da secagem e, quando possível, enxaguar com água fria. “Por último, repare as pontas com o Óleo Nutrição e Brilho, de Plant”, ensina Gui Cassolari. Para ativar o volume, o Spray de Pentear Liso e Solto, de Plant, modela sem agredir e é indicado para todos os tipos de cabelo.

Cabelos liso e alisados podem ter mais frizz após o uso de secadores, chapinhas e modeladores de cachos. Para evitar o arrepiado, use sempre um protetor térmico antes da escova, como o Creme Pré-escova Liso e Solto, de Plant.

Cuidados diários para o cabelo liso e alisado

Além das dicas do cabeleireiro, vale lembrar que todo tipo de cabelo se beneficia de alguns cuidados diários extras, como evitar temperaturas muito altas nos banhos, lavar do jeito certo (bem como enxugar) e manter um cronograma capilar de hidratações, nutrições e reconstruções capilares.

Cabelo com frizz: o que é e como tratar
Cabelo com frizz: o que é e como tratar31/07/2025
Cabelos quebrados: descubra quais são as principais causas, como evitar e fortalecer os fios
Cabelos quebrados: descubra quais são as principais causas, como evitar e fortalecer os fios14/07/2025