Pincel de maquiagem: entenda para que servem os diferentes tipos

Pincéis de qualidade têm papel direto na qualidade da make; Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, ensina como usar 12 modelos

Publicado em 25 abr 2018, 20:04

Um bom pincel, independentemente do modelo ou da função, ajuda muito no processo de maquiar, tanto para quem tem experiência profissional quanto para quem não tem tanta prática com esse mundo de cores e texturas" 

Marcos Costa, maquiador oficial da Natura

Leia também:

Como tirar a maquiagem corretamente de três formas diferentes

Tipos de base para maquiagem: entenda as diferenças antes de comprar a sua

Pincel de maquiagem precisa ser limpo: saiba como cuidar dos seus

Se você fica perdida diante de tantas opções disponíveis no mercado, fique de olho nas dicas do expert, a seguir, para montar seu arsenal básico.

Pincel PRO Duo Fibras, de Una

Pincel PRO Duo Fibras Una

Com o Pincel PRO Duo Fibras, é possível aplicar diferentes produtos. Com fibras alternadas, que ajudam a base líquida a deslizar, ele facilita no processo de aplicação e preparação da pele. "Coloque um pouco do produto que for usar no dorso da mão. Em seguida, espalhe aos poucos, com movimentos contínuos e ascendentes", ensina Costa.  

Pincel PRO Pó, de Una

Pincel PRO Pó Una

Esqueça a esponja! Com o Pincel PRO Pó, a aplicação do pó tende a ser mais leve, deixando a preparação da pele mais natural. Seu formato redondo ajuda a espalhar o produto de forma homogênea pelo rosto. Na hora de usar, faça movimentos circulares ascendentes, como se estivesse "varrendo" a pele.

Pincel PRO Blush, de Una

Pincel PRO Blush

Com formato chanfrado e tamanho médio, o Pincel PRO Blush adapta-se a todos os formatos de maçãs do rosto. Para aplicar o blush, é simples: "Passe um pouquinho de produto, retire o excesso no dorso da mão e espalhe nas maçãs suavemente, sem pressionar", ensina Marcos Costa.

Pincel PRO Base, de Una

Pincel PRO Base Una

Sabe aquele pincel que lembra o formato de uma língua de gato? O Pincel PRO Base pode ser usado para aplicar base e dar acabamento nas pálpebras.

Pincel PRO Corretivo, de Una

Pincel PRO Corretivo

Além do cosmético que dá seu nome, o Pincel PRO Corretivo é uma ótima opção na hora de aplicar produtos três em um, como a Base Mousse Matific. Seu formato angulado ajuda a alcançar os cantos internos das pálpebras superiores e inferiores e as laterais do nariz. Para tanto, basta girá-lo.

Pincel PRO Base Cremosa, de Una

Pincel PRO Base Una

Levemente chanfrado, o Pincel PRO Base Cremosa pincel espalha bem o cosmético, tanto na sua versão líquida quanto na cremosa. Suas cerdas macias e firmes ajudam na aplicação. "Espalhe o produto com movimentos contínuos e, depois, uniformize tudo com pinceladas circulares", orienta Marcos Costa.

Pincel PRO Contorno, de Una

Pincel PRO Contorno

Com cerdas firmes, o Pincel PRO Contorno é perfeito para sua função. Use primeiro a tonalidade mais escura nas áreas de sombras, como maçãs, têmporas, queixo e laterais do nariz. Na hora de iluminar as áreas de luz (como centro da testa, meio do rosto, ponte do nariz, queixo e topo das maçãs), troque por um pincel para blush, corretivo ou olhos, com função de esfumar.

Pincel PRO Finalização, de Una

Pincel PRO Finalização

Além de ser usado para finalização, para retirar o excesso de sombra e pó, o Pincel PRO Finalização – em forma de leque – é ótimo para aplicar o pó compacto. Use em movimentos ascendentes e circulares, como se estivesse varrendo o rosto. Suas cerdas macias e finas deixam a pele com aspecto ainda mais natural.

Pincel PRO Lábios, de Una

Pincel PRO Lábios

Indicado para delinear e preencher os lábios, o Pincel PRO Lábios também pode ser usado para fazer traços nas pálpebras, ajudando a aplicar delineador líquido e sombras em pó.

Pincel PRO Olhos Esfumador, de Una

Pincel PRO Olhos Esfumador

Em um lado, esse pincel tem uma esponja, que ajuda o produto em pó a se fixar nas pálpebras. No outro, cerdas macias, que facilitam a aplicação e esfumação dos produtos para olhos.

Pincel PRO Olhos Delineador, de Una

Pincel PRO Olhos Delineador

As cerdas retas do Pincel PRO Olhos Esfumador ajudam na aplicação de sombras em pó, creme e mousse, tanto nos contornos quanto em toda a pálpebra superior. Já as chanfradas são perfeitas para um esfumado de sombras no canto externo dos olhos e nas pálpebras móveis.

Pincel PRO Olhos Finalizador, de Una

Pincel PRO Olhos Finalização

As extremidades do Pincel PRO Olhos Finalização têm tamanhos menores que funcionam muito bem para esfumados mais simples, principalmente nos cantos externos inferiores das pálpebras.

Lembre-se: depois de usar seus pincéis, é preciso higienizá-los.

Para limpar os pincéis, molhe apenas as cerdas com água morna. Depois, coloque nelas um pouco de sabonete neutro ou shampoo de limpeza profunda. Na palma da mão, faça movimentos circulares e suaves. Enxágue bem e retire o excesso de água, pressionando levemente as cerdas. Para secar, use um secador de cabelos em temperatura morna ou coloque os pincéis sobre uma toalha limpa e macia"

 

Marcos Costa

Conheça os produtos