Encontre por

Qual o melhor tipo de hidratante para o rosto: creme, loção ou gel?

Entenda as diferentes apresentações para escolher qual é o hidratante para o rosto e para sua pele

Publicado em 25 jun 2018, 15:06

Escolher o melhor hidratante para o rosto é essencial para garantir uma pele saudável e iluminada. Todo cosmético hidratante para o rosto tem como função propiciar maciez à pele, mas sua apresentação – em creme, loção ou gel – pode interferir no resultado que o produto proporciona e para que tipo de pele é indicado. Além disso, a textura também pode influenciar se ele é mais ou menos indicado em determinada estação do ano.

Leia também:

Protetor solar facial: descubra qual é o ideal para você

Como fazer limpeza de pele do jeito certo

Guia completo sobre a acne: causas, tratamentos e mitos e verdades

Com a correria do dia a dia, quase não prestamos atenção nisso, certo? Essa, inclusive, pode ser a razão pela qual seu hidratante facial não esteja funcionando tão bem quanto poderia. 

Pensando nisso, no artigo de hoje explicamos os três tipos de hidrante para o rosto e ensinamos o melhor jeito de aproveitá-los. Então, para entender qual o melhor hidratante para o rosto e para o seu tipo de pele, acompanhe nossas dicas abaixo! 

Melhor hidratante para o rosto vs Tipos de pele

Como dissemos anteriormente, para escolher entre os diversos tipos de hidratante - creme, loção e gel - é preciso, em primeiro lugar, saber qual o tipo da sua pele e entender quais cuidados ela requer. Portanto, veja abaixo algumas dicas de como determinar o seu tipo de pele: 

Pele oleosa

Esse tipo de pele apresenta, normalmente, um brilho mais intenso se comparado aos outros. Essa intensidade acontece devido à alta produção de sebo que as glândulas sebáceas fabricam. Além disso, outras características que podem ser notadas em quem tem a pele oleosa é a tendência ao aparecimento de cravos e espinhas, poros mais dilatados e uma sensação mais “pegajosa” ocasionada pela produção excessiva de óleo.

Pele seca

Diferente da pele oleosa, a produção de sebo feita pelas glândulas sebáceas é consideravelmente menor e por isso, a pele fica com aspecto ressecado podendo ocasionar até mesmo em descamações e coceiras. Outras características da pele seca são ausência de brilho e viço e, em casos mais graves, rachaduras e machucados

Pele normal

A pele normal é considerada o ponto de equilíbrio entre os tipos de pele seca e oleosa. Nesse caso, as glândulas sebáceas produzem a quantidade certa para que a pele não apresente um brilho excessivo e nem fique com falta de viço e maciez. No entanto, outros pontos marcantes da pele normal é a propensão de aparição de manchas e vermelhidões.

Melhor hidratante para o rosto: como escolhê-lo corretamente

Agora que você já sabe qual é o seu tipo de pele, chegou a hora de escolher o melhor hidratante para o rosto de acordo com as versões existentes: creme, loção ou gel. Vamos conferir qual a diferença entre eles e suas principais indicações? Continue a leitura!

Creme hidratante facial

Facilmente encontrado em qualquer lugar, o creme é um dos produtos mais populares para a pele. Não é à toa já que a sua fórmula espessa tem uma alta quantidade de ativos hidratantes e nutritivos. Ele pode ser o melhor hidratante para o rosto para pessoas que possuem a pele mais seca e requer uma hidratação maior, uma vez que, sua consistência mais grossa é ideal para casos como esse. Isso porque o item é capaz de devolver ao rosto a água de que ele precisa, mesmo em casos de ressecamento severo.

Quem tem pele oleosa, no entanto, deve ter cuidado na hora de usar um creme hidratante facial, porque pode entupir poros e causar saturação de óleo no rosto. Para evitar esses problemas, há versões específicas de hidratante em creme para esse tipo de pele, como Hidratante Protetor Matificante FPS 15, de Tez.

Já para quem tem pele seca, a sugestão é usar o Hidratante Protetor Nutritivo FPS 15, também de Tez, logo após o banho, quando os poros se dilatam e o produto penetra melhor. De qualquer forma, o creme acaba sendo o melhor hidratante para o rosto mais seco que necessita de cuidados especiais em relação à hidratação.

Loção hidratante facial

Menos pegajosa do que o creme e um pouco mais líquida, essa versão é absorvida mais rapidamente em comparação com a anterior. Por isso, é indicada para quase todos os tipos de pele, preferencialmente para quem tem pele normal.

A loção hidratante facial costuma ser procurada em dias quentes, já que não deixa a pele tão melecada. Seus ativos são capazes de hidratar e manter a umidade natural da pele, sendo ideal para o dia a dia. No verão, aposte nos produtos com proteção solar, como a Loção Protetora Facial FPS 60 / FPUVA 20 para pele normal a seca, de Fotoequilíbrio.

Gel hidratante facial

Essa é a versão preferida de quem tem pele oleosa ou não gosta da sensação pegajosa dos cremes. Isso porque o gel e o gel creme possuem textura bem leve e são livres de óleos, o que faz com que a pele não pareça engordurada.

Esse tipo de produto é o melhor hidratante para o rosto para quem procura por rápida absorção, proporcionando um toque seco após a aplicação. Ao mesmo tempo que é uma boa escolha para os períodos de calor, não é boa alternativa para quem tem pele muito seca ou com tendência ao ressecamento. Se esse não for o caso de seu rosto e você quiser aproveitar a textura suave e refrescante do gel, vá de Gel Creme Protetor Facial FPS 60 / FPUVA 20 para pele mista a oleosa, de Fotoequilíbrio.

Como aplicar hidratante para o rosto

Aproveite o momento da hidratação para se presentear com uma automassagem facial! A quantidade média pode ser a mesma medida de uma moeda de 5 centavos, mas, dependendo da necessidade do seu tipo de pele, aumentar ou diminuir é uma opção. Confira o passo-a-passo de como aplicar hidratante no rosto:

  1. Realize a limpeza facial com seus produtos preferidos, seja pela manhã, seja à noite. Use um sabonete indicado para rosto e complemente a higienização com o tônico facial.
     
  2. Ao esfoliar a pele do rosto, invista no hidratante. O procedimento aumenta a absorção do cosmético.
     
  3. Aplique a quantidade de hidratante indicada no rosto e massageie bem a região. Comece de dentro para fora com pressão moderada e use as pontas dos dedos.
     
  4. Na rotina matinal, após hidratar o rosto, espere alguns minutos para que o produto seja absorvido. E aplique sempre um protetor solar facial de acordo com seu tipo de pele.
     
  5. Se você faz tratamentos antissinais à noite, não precisa utilizar hidratante e o produto. Ele também hidrata profundamente a pele.

Ainda em dúvida sobre qual o melhor hidratante para o rosto?

Se você ainda estiver em dúvida sobre como escolher a melhor opção de hidratante facial para o seu tipo de pele, dê uma olhadinha no resumo que montamos:

1. Pele oleosa: Se você identificou o seu tipo de pele como oleosa, opte por hidratantes para o rosto em versões em gel. Ele é absorvido muito mais rápido pela pele e proporciona um toque seco após a aplicação do produto.
 

2. Pele seca: Por ter um aspecto mais espesso, o creme é o melhor hidratante para o rosto seco, pois ajuda na hidratação profunda da pele, evitando o aparecimento de machucados e ressecamento extremo.
 

3. Pele normal: Nesse caso, a melhor opção de hidratação facial é a versão em loção. Além de garantir uma absorção mais rápida também, ela também garante um toque de hidratação sem exageros na oleosidade. 

Então, gostou de conhecer os tipos de hidratantes e aprender qual o melhor hidratante para o rosto e seu tipo de pele? Para continuar recebendo mais dicas, acompanhe o Blog da Natura! 

Conheça os produtos

-30%
R$ 39,50R$ 27,60